Espetáculo de dança é atração do mês trazida pelo Seu Gusta
|
Foto da divulgação do evento |
Por Thiago Silva
Não é só de choppadas e festas que vivem os alunos da Rural. Foi querendo ratificar essa realidade que, em agosto de 2013, o coletivo Seu Gusta foi criado.
Com o nome inspirado no auditório Gustavo Dutra, Seu Gusta foi idealizado para atender as demandas dos estudantes por outras atividades culturais.
– Possibilitar o acesso de estudantes e moradores da região a espaços de audiovisual, teatro, dança, entre outras expressões artísticas e culturais, foi e ainda é o nosso principal motivo de existência, uma vez que a cidade de Seropédica tem poucos espaços direcionados para tal. – afirma Talassa Fonseca, estudante de História e umas das responsáveis pelo coletivo.
|
Diego Carvalho, intérprete e criador do espetáculo |
Seu Gusta ainda conta com a participação de Alana Reis, de Arquitetura e Urbanismo, e Pablo Lima, de Belas Artes.
Um desses “espaços culturais”, que ocorreu dia 2, foi o espetáculo de dança “Diário”, adaptação do conto “O diário de um louco”, do escritor russo Nicolai Gógol.
O espetáculo, que é realizado pela Cia. Black-Tie, foi criado por Diego Carvalho para seu trabalho de conclusão de curso como bacharel em Dança pela UFRJ. A apresentação vai para além de dançarinos e coreografias ensaiadas. De fato, só há um ator no palco que interpreta a trilha sonora e busca mostrar ao público o processo de enlouquecimento de um indivíduo.
A todo momento, a plateia é incomodada, propositalmente, com a luz e o som. Essa técnica é usada para mostrar, em linhas gerais, como funciona a mente de um louco, além de fazer o público refletir sobre a acirrada rotina cotidiana.
|
Alunos se reuniram no Gustavão para prestigiar o evento |
Desde o ano passado, o Coletivo Seu Gusta já realizou quatro edições do “Depois da Janta”, evento que apresenta duas bandas ou grupos da região e acontece após o jantar no Restaurante Universitário. Entre as atrações já trazidas para a Rural estão um curso do Rio Criativo de “Criação Projetos Culturais”; a peça “Bonitinha, mas ordinária”; e o “Festival de Cinema da Baixada Fluminense”. Estes e outros eventos podem ser conferidos na página do facebook do Coletivo.